Matérias da Ordem do Dia (53ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 32ª Legislatura)
Total de Matérias da Ordem do Dia: 19
| Nº Ordem | Matéria | Ementa / Situação de Pauta / Observação | Resultado |
|---|---|---|---|
| 1 |
Projeto de Decreto Legislativo nº 30 de 2025
Processo: -
Autor: -
Protocolo: -
Turno: -
Texto original
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APROVA AS CONTAS DO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE RELATIVAS AO EXERCÍCIO DE 2020 - - |
Aprovado APROVADO COM 4 (QUATRO) VOTOS CONTRÁRIOS DOS VEREADORES ERIVELTON JAYME, JOÃO PAULO, PEDRO AMÉRICO E GINA COSTA |
| 2 |
Projeto de Lei Ordinária nº 64 de 2025
Processo: -
Autor: Roger Diêgo
Protocolo: -
Turno: -
Texto original
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DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DE PICHAÇÃO DE IMÓVEIS PÚBLICOS E PRIVADOS NO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - - |
Destaque para Emenda DESTAQUE PARA EMENDA CONCEDIDO À VEREADORA GINA COSTA |
| 3 |
Projeto de Lei Ordinária nº 54 de 2025
Processo: -
Autor: Pedro Américo
Protocolo: -
Turno: -
Texto original
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DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DO "HIP HOP REAL sócio CULTURAL E DO BRINCAR" NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE. - - |
Aprovado |
| 4 |
Projeto de Lei Ordinária nº 59 de 2025
Processo: -
Autor: Pastor Angelino
Protocolo: -
Turno: -
Texto original
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ALTERA A LEI N° 5.106, DE 13 DE MAIO DE 2009, QUE DISPÕE SOBRE A LIMPEZA, CONSTRUÇÃO DE MURO E PASSEIO EM TERRENOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. - - |
Aprovado |
| 5 |
Projeto de Lei Ordinária nº 65 de 2025
Processo: -
Autor: Erivelton Jayme
Protocolo: -
Turno: -
Texto original
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ESTABELECE QUE O MUNICÍPIO DE
CONSELHEIRO LAFAIETE INSTITUI E INCLUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE O DIA DO GARI E PROFISSIONAIS DA LIMPEZA URBANA E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. - - |
Aprovado |
| 6 |
Projeto de Lei Ordinária nº 71 de 2025
Processo: -
Autor: Erivelton Jayme
Protocolo: -
Turno: -
Texto original
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ESTABELECE QUE O MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE INSTITUI E INCLUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO A SEMANA DO TRABALHADOR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. - - |
Aprovado |
| 7 |
Requerimento nº 549 de 2025
Processo: -
Autor: Damires Rinarlly
Protocolo: -
Turno: -
Texto original
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A Vereadora infra-assinada, nos termos do art.196, inciso I, do Regimento Interno,
requer, ouvida a Casa, que seja encaminhado expediente ao Gabinete do Prefeito Leandro Chagas, solicitando informações acerca Projeto de Mobilidade Urbana que contemple a implantação de ciclovias, sendo elas: • O Município possui projeto de Mobilidade Urbana para implantação de ciclovias? • Em caso positivo, o referido projeto contempla a implantação e/ou ampliação da infraestrutura ciclo viária (ciclovias, ciclo faixas, bicicletários) em seu planejamento? - - |
Aprovado |
| 8 |
Requerimento nº 550 de 2025
Processo: -
Autor: Damires Rinarlly
Protocolo: -
Turno: -
Texto original
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A Vereadora infra-assinada, nos termos do art.196, inciso I, do Regimento
Interno, requer, ouvida a Casa, que seja encaminhado expediente ao Gabinete do Prefeito Leandro Chagas, solicitando informações acerca Rua José Noronha de Menezes, localizada no Bairro Novo Horizonte, os quais relatam a ausência de sistema adequado de escoamento de águas pluviais, especialmente pela inexistência de bocas de lobo ao longo da via, sendo elas: • Há, por parte da Prefeitura, algum projeto ou planejamento em andamento para a instalação de bocas de lobo e demais obras de drenagem na referida via? • Existe possibilidade de incluir a Rua José Noronha de Menezes em futuras obras de infraestrutura urbana, com foco na drenagem pluvial? - - |
Aprovado |
| 9 |
Requerimento nº 554 de 2025
Processo: -
Autor: Arlindo Leiteiro, Cida Toledo, Damires Rinarlly, Erivelton Jayme, Fernando Bandeira, Gina Costa, João Paulo Pé Quente, Pastor Angelino, Pedro Américo, Professor Oswaldo Barbosa, Roger Diêgo, Samuel Carlos, Simone do Carmo
Protocolo: -
Turno: -
Texto original
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Os Vereadores infra-assinados, na forma regimental, ouvida a Casa, requerem de V.Exa. que as Sessões Ordinárias das quintas-feiras dos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2025 tenham seu horário alterado das 19h30 para as 13h. - - |
Aprovado APROVADO COM 3 (TRÊS) VOTOS CONTRÁRIOS DOS VEREADORES DAMIES RINARLLY, OSWALDO BARBOSA E PEDRO AMÉRICO |
| 10 |
O Vereador infra-assinado, nos termos do artigo 196, inciso X, do Regimento Interno, requer, ouvida a Casa, na forma regimental, que Vossa Excelência, encaminhe expediente à Secretaria de Obras, buscando os seguintes esclarecimentos:
Venho, por meio deste, solicitar esclarecimentos sobre a existência de programação para a realização de melhorias na estrada de São Vicente e em caso positivo, informar a programação. A solicitação foi recebida no gabinete do vereador infra-assinado por munícipes desta comunidade. - - |
Aprovado |
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| 11 |
O Vereador infra-assinado, na forma regimental, ouvida a Casa, requer que seja encaminhado expediente ao Executivo Municipal, solicitando informações referentes à Escola Napoleão Reis.
Em relação à infraestrutura da escola, foi-se observado que a recente pintura não abrangeu a totalidade do prédio e nem a quadra esportiva, além de não ter sido feito o reparo nas telas da quadra. Assim, este gabinete questiona ao setor responsável o motivo da não finalização da manutenção da infraestrutura da escola, e se há previsão para seu término. - - |
Aprovado |
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| 12 |
O Vereador infra-assinado, na forma regimental, ouvida a Casa, requer que seja encaminhado expediente ao Executivo Municipal, solicitando informações referentes ao PSF São João I/Linhazinha.
Devido a demanda muito alta no referido PSF, que atende cerca de 3,5 mil pessoas, o número de funcionários para atendimento não está sendo suficiente. Seno assim, este gabinete questiona o setor responsável se há previsão para alocação de profissionais da área de saúde para o PSF supracitado. - - |
Aprovado |
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| 13 |
O Vereador infira-assinado, na forma regimental, ouvida a Casa, requer que seja encaminhado expediente ao Executivo Municipal, solicitando as seguintes informações e providências em relação ao bairro São Gonçalo:
1. Qual a atual situação de funcionamento do PSF (Posto de Saúde da Família) em São Gonçalo? A unidade conta com equipe completa e estrutura adequada para atendimento à população? 2. Existe compromisso da Prefeitura com a reforma da escola local? Em caso afirmativo, qual o prazo previsto para o início das obras e o valor destinado à intervenção? 3. Há previsão de investimentos em infraestrutura no bairro, especialmente nas imediações da escola e do PSF? 4. A estrada de acesso a São Gonçalo poderá ser incluída em programas de pavimentação asfáltica? Já há algum estudo técnico ou projeto em andamento para isso? 5. Quais providências a Prefeitura pretende adotar para melhorar as condições da via que dá acesso ao bairro, considerando os transtornos enfrentados...(CONTINUA) - - |
Aprovado |
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| 14 |
O Vereador infra-assinado, na forma regimental, ouvida a Casa, requer que seja encaminhado expediente ao Executivo Municipal, solicitando as seguintes informações sobre a situação de entupimento na Escola Marechal Deodoro da Fonseca, localizada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 2, bairro Santa Matilde:
1. A Prefeitura tem ciência do problema de entupimento nas instalações da referida escola? 2. Já foi realizada alguma vistoria técnica no local? Em caso afirmativo, quais foram as conclusões e providências adotadas? 3. Existe previsão para a realização do desentupimento e reparos necessários? Se sim, qual o cronograma previsto? 4. Há orçamento destinado especificamente para manutenção hidráulica ou de esgoto nas escolas municipais em 2025? 5. Quais medidas a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Secretaria de Obras, vem adotando para evitar que esse tipo de situação se repita? - - |
Aprovado |
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| 15 |
O Vereador infra-assinado, nos termos do artigo 196, inciso X, do Regimento Interno, requer, ouvida a Casa, na forma regimental, que Vossa Excelência, encaminhe expediente ao Prefeito Municipal, buscando esclarecimentos.
Venho através deste requerer informações com o objetivo de esclarecer os questionamentos trazidos até este gabinete pela população. Tais questionamentos têm por finalidade apenas esclarecer com uma resposta oficial, um questionamento trazido por munícipes e, com mesma intenção, pretende-se por oportuno compreender melhor a situação real que vive o Hospital São Vicentes e procurar maneiras de viabilizar para atender as necessidades apresentadas. - - |
Aprovado |
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| 16 |
A vereadora infra-assinada, na forma regimental, ouvida a Casa, requer que Vossa
Excelência, com o devido respeito, encaminhe expediente ao Executivo Municipal, para que preste esclarecimentos relativos à legislação orçamentária anual, nos seguintes termos: 1 — Existe a possibilidade de implementação de percentual mínimo a ser aplicado na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a garantia da aplicação destes valores nas políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)? Se sim, qual a previsão de implementação. - - |
Aprovado |
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| 17 |
A vereadora infra-assinada, na forma regimental, ouvida a Casa, requer que Vossa Excelência, com o devido respeito, encaminhe expediente aos Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente, de Assistência Social e do Idoso, para que preste esclarecimentos
relativos à sua composição, nos seguintes termos: 1 — Considerando a atual composição do Conselho, existem representantes indicados (titulares e suplentes) de todos os seguimentos? E estes possuem participação ativa? 2 — Considerando a atual composição, esta atende às demandas do Conselho? Se não, há a necessidade de alteração da composição do Conselho? Se sim, esta demanda já foi encaminhada para o Poder Executivo? Ainda, qual seria a composição ideal para a efetividade integral das funções do Conselho? - - |
Aprovado |
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| 18 |
Requerimento nº 596 de 2025
Processo: -
Autor: Professor Oswaldo Barbosa
Protocolo: -
Turno: -
Texto original
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Trata-se de denúncia anônima recebida pelo Centro de Apoio e Atendimento ao Cidadão (CAC) a respeito da falta de zelo na Escola Municipal Ely Franco Ribeiro e da suposta inação quanto ao recebimento de denúncia.
Compete à Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo a apuração de eventuais irregularidades, nos termos dos artigos 88 e 89, inciso IV, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete (Resolução 05/05). A Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo por meio dos vereadores infra-assinados, nos termos do art. 88, inciso VIII, do Regimento Interno, requer, ouvida a Casa, que V. Exa. encaminhe expediente ao Prefeito Municipal solicitando as seguintes informações. Qual a previsão de limpeza do mato e substituição das lâmpadas queimadas? Há registro de denúncias sobre este fato?...(CONTINUA) - - |
Aprovado |
| 19 |
Requerimento nº 598 de 2025
Processo: -
Autor: Samuel Carlos, Simone do Carmo
Protocolo: -
Turno: -
Texto original
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O loteamento denominado Bairro Panorama, foi aprovado pelo Decreto Municipal n° 028, de 23 de julho de 1982. Depreende-se do referido Decreto que:
- o loteamento é de propriedade de Construções e Planejamentos Imobiliários Ltda. (CONSTRUPLAN); - que a empresa proprietária efetivou doação de área ao Município de Conselheiro Lafaiete; - que a empresa proprietária caucionou área para garantia de obras de infra-estrutura a serem realizadas no loteamento; - o loteamento é constituído de 758 (setecentos e cinquenta e oito lotes). À época da aprovação do loteamento, estava em vigor a Lei n° 2.150, de 28 de dezembro de 1979, que "Dispõe sobre loteamentos, arruamentos, desmembramentos e dá outras providências". Da qual se pode ler...(Continua) - - |
Aprovado |